sábado, 6 de junho de 2015

Arquitetura Barroca Portuguesa





O Barroco em Portugal surgiu em 1580, quando Portugal perde sua autonomia como pais. As igrejas apresentavam geralmente a mesma estrutura, ou seja, fachadas simples, decoração contida, planta retangular... Estas eram as características que marcavam os princípios austeros e rígidos da igreja e do poder régio.

Depois do terremoto de 1755, que destruiu inúmeros edifícios, o rei mandou construir edifícios, não só religiosos, mas também civis. 

Era necessária uma reconstrução rápida e econômica. As esculturas barrocas tiveram um importante papel no complemento da arquitetura, tanto na decoração interior como exterior, reforçando assim a emotividade e a grandiosidade das igrejas. Nas esculturas em mármore, procurava-se destacar as expressões faciais e as características individuais do modelo, como cabelo, músculos, lábios, procurando glorificar a religiosidade através da expressividade. A escultura barroca contraria a ideia anterior do Renascimento: a sobriedade e racionalidade das formas.

Este pensamento não foi exclusivo da escultura, mas também da pintura, moda, escrita e da cultura das pessoas desta época. 

Um excelente exemplo da escultura do Barroco é o Êxtase de Santa Teresa de Bernini.




"O êxtase de Santa Teresa" é uma das obras barrocas mais bem produzidas por Bernini. As características presentes no Barroco evidenciam-se já nesse plano que é mesclado entre o profano e o sagrado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário