terça-feira, 2 de junho de 2015

A pintura Holandesa pelos mais expressivos representantes: Rembrandt e Vermeer.


Estes pintores Holandeses do período Barroco são artistas que viveram entre os anos de 1605 e 1680.


Eles desenvolveram uma tendência mais descritiva. Seus temas preferidos eram a vida doméstica e social retratando a vida de pessoas comuns da Holanda e o simples da vida cotidiana.
Suas pinturas eram baseadas em pessoas dentro de suas casas, pessoas solitárias, costurando, tocando alguns instrumentos, lendo cartas, estudando.

A verdadeira obsessão de Rembrandt era a luz, que invadia os ambientes pelas janelas abertas e janelas de vidros. Sua característica era trabalhar com os efeitos da luz, o que dirige nossa atenção não são a sombra e a luz, e sim os diversos graus de claridade, penumbra e meios - tons.
No inicio começou a pintar temas religiosos, abordou temas mitológicos, cenas da Bíblia e paisagens naturais. Depois passou a dar um tom mais sombrio as pinturas e reduziu o tamanho, em um dos estágios foi para um estilo mais detalhado e fino, com cores fortes.
Rembrandt pintou muitos auto retratos para isso ele usava dois espelhos, sempre mostrando um rosto de um ser humano real com apenas o olhar penetrante de um pintor que examina suas próprias feições.
Vermeer, representa a beleza delicada da vida cotidiana, com o uso da luz.
Seus quadros eram admirados, por cores transparentes, composições inteligentes e brilhantes, os tons em plena claridade. Ele pintava de forma lenta, metódica com uma capacidade incrível de colocar formas e texturas. Produziu pouco em torno de 35obras.



Vermeer: A arte da Pintura - 1665-1666

O pintor holandês mantinha essa obra em seu estúdio, como uma amostra para seus possíveis clientes. O quadro nunca saiu do ateliê enquanto o pintor esteve vivo e depois da morte dele sua viúva se recusou a vendê-lo, apesar das dificuldades financeiras.



Vermeer: Moça com brinco de pérola - 1665

Conhecida também com “A Monalisa do Norte” ou “a Monalisa Holandesa”, a moça com o brinco de pérola é uma das obras primas do pintor Vermeer. A mesma encontra – se no museu de Mauritshuis de Haia - Holanda. Esta obra foi pintada com tinta a óleo, e possui uma dimensão de 44cm x 39cm.



Rembrandt: Auto retrato - 1658

Considerado também como um dos grandes profetas da civilização devido a sua empatia pela condição humana, Rembrandt foi o pintor e gravador holandês considerado um dos maiores de todos os tempos. Seus maiores triunfos criativos eram mostrados nos retratos de seus contemporâneos e em cenas da Bíblia.



Rembrandt: Filósofo em meditação – 1632

Com linhas e detalhes que só pertencem a um olhar de genialidade, o autor criou uma imagem como pintura que leva a ideia de um velho pensador caracterizado como um sábio idoso e recluso, alheio à materialidade.


Rembrandt: Retrato de seu filho Titus – 1660

Mestre do claro e escuro, os temas das obras de Rembrandt são na maioria religiosos e alegóricos, tragédias pessoais, a velhice, cenas bíblicas e mitológicas dramáticas. Alcançou grande riqueza muito jovem, colecionava obras de arte e vivia no luxo.


ARQUITETURA E URBANISMO
PROF. ELVIS - ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE
Grupo:
Carla Roberta 2ºB
Marina Mota 3ºB
Tatiane Mendonça 3ºB
Wilker Koppes 3ºB

Um comentário:

  1. Autores fascinantes. Adorei ter conhecido suas obras e admirado seus talentos!!! parabéns Prof Elvis pelo conteúdo dado aos seus alunos!

    ResponderExcluir